Mitos x Verdades Amamentação
1. Bebês devem mamar em horários rígidos
MITO!
Os bebês têm necessidades de alimentação diferentes e podem mamar em intervalos variados. O aleitamento materno deve ser feito sob demanda, ou seja, sempre que o bebê mostrar sinais de fome. Leite materno não é suficiente para alimentar o bebê. O leite materno é altamente nutritivo e adequado para os pequenos.
2. O leite materno tem inúmeros benefícios para o bebê.
VERDADE!
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para o bebê, fornecendo os nutrientes e anticorpos necessários para o seu crescimento saudável e desenvolvimento do sistema imunológico.
3. Leite materno não é suficiente para alimentar o bebê.
MITO!
O leite materno é altamente nutritivo e adequado para as necessidades do bebê até os seis meses de idade. Em geral, o leite materno é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebê durante esse período.
4. Amamentar sempre machuca os mamilos.
MITO!
A amamentação não deve causar dor significativa nos mamilos. Quando ocorre dor ou fissuras, geralmente é um sinal de que algo não está correto na pega do bebê ao seio. A pega adequada é essencial para evitar desconforto e problemas nos mamilos.
5. A amamentação ajuda no vínculo entre mãe e bebê.
VERDADE!
O contato físico e emocional durante a amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, criando uma conexão afetiva importante.
6. Amamentar pode ajudar na recuperação pós-parto.
VERDADE!
A amamentação estimula a contração do útero após o parto, auxiliando na recuperação do órgão ao seu tamanho normal
7. Amamentar pode reduzir o risco de doenças para a mãe e o bebê.
VERDADE!
O aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida está associado a um menor risco de certas doenças para a mãe, como o câncer de mama e de ovário, e para o bebê, como infecções respiratórias e gastrointestinais.